Caoa fecha acordo para compra da fábrica de SBC para produção de caminhões Ford

Pelo o acordo, os caminhões serão produzidos em São Bernardo do Campo (SP) sob licença da marca Ford, o Grupo Caoa, um dos maiores distribuidores da marca, vai assumir a fábrica exclusivamente para a produção dos caminhões. 
 
Operação similiar, porém, uma joint venture, a Ford já possui na Turquia com um grupo local. 
 
O Grupo Caoa já atua no segmento de transporte de carga com o chassi cabine HR, sucesso de vendas no segmento de 3,5 toneladas, e com o caminhão leve HD 80, no segmento de 8 toneladas, lançado há um ano e produzido em Anapólis (GO). 
 
A decisão da Ford Motor Company, nos Estados Unidos, de fechar a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) foi por causa do foco da empresa em picapes e SUV de luxo, não havendo mais interesse no segmento de caminhões mesmo ele sendo lucrativo.
 
Para o Grupo Caoa faz todo sentido a aquisição, pois trata-se da aquisição do quarto maior fabricante de caminhões do Brasil, com forte atuação entre os segmentos de 4,5 toneladas de PBT (com a F-350) até 30 t com o Cargo 3031 8×2. A empresa atua no segmento rodoviário com dois modelos de cavalos mecânicos, porém, com uma participação muito baixa.
 
A Ford Caminhões, assim como o Grupo Caoa, é muito focada no mercado brasileiro, diferentemente da Ford Motor Company que tem foco nos Estados Unidos e Europa. 
 
Em 2018, a Ford Caminhões emplacou 9.314 unidades no mercado interno:
 
 
Segmento Números de vendas Participação
Total  9.314 12,3%
Semileves 1.045 25,4%
Leves 3.051 26,4%
Médios 1.863 24,3%
Semipesados 3.159 17,7%
Pesados 196 0,6%