Iveco apresenta novo pesado com conectividade desenvolvida com a Microsoft

Novo Iveco S-Way é apresentado na Europa. Trata-se de um caminhão pesado totalmente para substituir o Hi-Way. A nova família terá o nome de Way e o S-Way é o primeiro modelo de uma série que está por vir para atender o novo padrão de caminhões premium com diversas novas funcionalidades de conectividade, conforto e segurança.

O desenvolvimento contou com parcerias estratégicas de empresas de outros segmentos, como Microsoft, Shell e Amazon.

Segundo a empresa, o S-Way carrega todas os avanços introduzidos no Hi-Way e uma cabine totalmente nova. Assim como Mercedes-Benz, MAN, Scania e Volvo, a Iveco também promete melhor TCO (custo total de propriedade) na nova geração de caminhões pesados. Em relação ao Hi-Way, a fabricante italiana já promete uma redução de 4% no consumo de combustível devido ao novo design da cabine.

A parte de conectividade foi desenvolvimento em parceria com a Microsoft, que vai oferecer toda a plataforma de armazenamento e gerenciamento de dados de segurança e serviços conectados, com acesso pelos proprietários por meio de smartphone ou computador.

Na prática, a Iveco segue a mesma linha de serviços conectados e consultoria já oferecidos pela Scania, inclusive, no Brasil. Funcionários da montadora e de suas redes vão se dedicar a ajudar os clientes economizar combustível e gastos com manutenção para reduzir o custo por quilômetro rodado.

A motorização é a mesma existente no Stralis Hi-Way europeu, com motores FPT de 9, 11 e 13 litros (que vão de 330 a 570 cavalos) e com transmissão automatizada Hi-Tronix da ZF e embreagem eletrônica. Mesmo a cabine sendo totalmente nova, o S-Way mantém o freio de mão manual e espelhos retrovisores.


Fonte: Transporte Mundial