Scania pode apresentar nova versão com 770 cavalos de potência

Rumores não faltam sobre a nova potência para os caminhões Scania equipados com o lendário motor V8 de 16 litros. Fotos na internet já mostravam um modelo na cor verde com a nomenclatura 770S na cabine, porém, trata-se de um 730S com novo emblema.

Só que uma nova foto (acima), voltou a movimentar o assunto. A foto de um Scania 770S, que estava com o emblema ocultado por um adesivo que se soltou foi publicada nas redes sociais, e o assunto ficou mais vivo do que nunca.

Aparentemente a foto foi feita na Finlândia, e o Scania Azul está sobre uma carreta prancha. Talvez se trate de um modelo pré-série, ou ainda um modelo personalizado por algum cliente. Não se sabe ao certo ainda.

Porém, estamos no mês de setembro, quando deveria ocorrer a tradicional feira IAA Hannover, o maior salão de veículos comerciais do mundo, onde sempre ocorrem dezenas de lançamentos de veículos e outros produtos e serviços para o setor de transportes.

Antes mesmo do lançamento da nova linha de caminhões Scania NTG, que foi apresentada oficialmente em 2016, já havia rumores de potências acima dos 750 cavalos, número atualmente da Volvo, com seu FH 16 750, o caminhão rodoviário mais potente do mundo. Porém, mesmo quatro anos após o lançamento da nova linha, não houve alteração na faixa de potência mais alta da Scania.

Lançamento do R 730 V8

A Scania apresentou sua potência mais alta em 2010, após a Volvo ter apresentado a versão FH 16 700, com 700 cavalos de potência. Em resposta à concorrência, a Scania apresentou seu novo motor V8, com potência de 730 cavalos e 3.500 Nm de torque. Esse motor passou a equipar a linha R até 2013, quando entrou em vigor a norma Euro 6 na Europa.

Houve um período durante 2013 onde a Scania não oferecia essa potência. O re-lançamento do V8 de 730 cavalos Euro 6 ocorreu em outubro daquele ano.

Apesar de ter reinado como caminhão rodoviário mais potente do mundo após seu lançamento, o Scania R 730 perdeu a coroa para o modelo Volvo FH 16 750, lançado em setembro de 2011. Desde então, o Volvo FH 16 750  é o modelo mais potente oferecido para o transporte rodoviário.

A diferença é que no Scania a arquitetura do motor é em V, com 8 cilindros, e no Volvo é um seis em linha, mas com a mesma cilindrada, 16 litros. O Volvo FH 16 750 tem potência de 750 cavalos e torque de 3.550 Nm.


Fonte: Blog do Caminhoneiro