Volvo lança nova geração dos pesados FH, FM e FMX

Volvo lança nova geração e, como era esperado que a Volvo não ficaria atrás da Mercedes-Benz no quesito tecnologia por muito tempo, a resposta veio neste mês (fevereiro). Trata-se do lançamento da nova família F (FH, FMX e FM). Não chega a ser caminhões totalmente novos, e sim, com novidades na eletrônica embarcada, ergonomia da cabine e segurança.

Volvo comunicou que não previsão para lançamento desta nova geração no Brasil, mas, historicamente, ela sempre atualiza os produtos fabricados em Curitiba (PR) dentro do período de um a dois anos.

Segundo o presidente da Volvo Trucks, Roger Alm, o foco desta atualização foi no motorista.  Roger Alm, presidente da Volvo Trucks. “A demanda crescente do setor de transportes está gerando uma lacuna de motoristas qualificados na Europa. Naquele continente, cerca de 20% das vagas de profissionais para conduzir os veículos não são preenchidas. Para ajudar as transportadoras a recrutar e reter os melhores profissionais, a Volvo Trucks focou nos motoristas ao desenvolver sua nova geração de veículos.


Conheça as principais novidades:


Painel digital
Um painel inteiramente novo e digital monitora todas as funções do caminhão de forma intuitiva, como os smartphones. A tela tem 12 polegadas e as funções podem ser controladas por meio de botões no volante, por controle de voz ou touchscreen (toque na tela). Há também um display secundário de 9 polegadas para informações complementares, navegação, monitoramento de câmeras e entretenimento.

Cabines aperfeiçoadas 
As cabines tiveram o isolamento climático e sonoro aperfeiçoados para haver menos trocas de temperatura com o clima no exterior e a redução de ruídos. Uma unidade climatizadora com filtro de carbono foi adotada para melhorar a qualidade do ar em todas as condições.

O exterior das cabines foi atualizado, com novos faróis e nova grade. As setas foram movidas para a porta para melhorar a aerodinâmica. O novo painel frontal traz ainda a logomarca Volvo em tamanho maior.

A nova geração dos modelos Volvo FM e Volvo FMX europeus tem uma cabine totalmente nova. Seu volume chega a ter 1 metro cúbico (m³) a mais do que a anterior, proporcionando mais conforto e melhorando a ergonomia. A visibilidade é ainda melhor, graças a janelas maiores, linha de porta rebaixada e novos espelhos.

Segurança ampliada
Reconhecida por suas inovações em segurança, mais uma vez a Volvo foi além em sua nova geração de caminhões e criou recursos inéditos que ajudam a evitar acidentes:

Mudança automático de farol alto e baixo – esta função abaixa os faróis automaticamente em rodovias, de acordo com o tráfego contrário ou proximidade com veículos à frente, evitando ofuscamento de outros motoristas.

Piloto automático para baixa velocidade – o piloto automático adaptativo foi aprimorado para baixas velocidades (até 0 km/h). Em descidas, o piloto automático agora aciona automaticamente os freios para manter a velocidade constante.

Reconhecimento de placas – a nova geração Volvo tem um sistema capaz de reconhecer a sinalização rodoviária. Avisos de placas de ultrapassagem proibida, limite de velocidade e outros são captados e exibidos também no painel de instrumentos.

Câmera de ponto cego – uma nova câmera fornece visão lateral complementar. Imagens projetadas no display secundário do painel ajudam o motorista a visualizar o ponto cego bem ao lado da cabine, em locais que retrovisores não cobrem.

Fonte: Transporte Mundial